segunda-feira, 4 de abril de 2011

B Fachada no METRO

Com o ritmo de edição de discos, acaba por se falar muito de B Fachada. Uns bem, outros mal. Tem por hábito procurar aquilo que as pessoas dizem da sua música?
Eu encaro tudo com muita leveza. No fundo, o meu assunto não é acerca de me impor a mim mesmo. Não sou nem seguro nem inseguro, encaro o que faço como se tivesse sido sempre mau e piroso (risos). O sentido crítico e de auto-ironia está sempre muito presente, portanto, no fundo, consigo sempre divertir-me com o que as pessoas dizem: seja de bom, seja de mau. Acho divertidas as pessoas que acham que estou a dizer verdades nas canções; mas acho cómico as pessoas que perdem tempo a dizer que não gostam daquilo que eu faço e a arranjar razões para isso, a comentar isso e a ficar chateados com as pessoas que gostam. Ambos os extremos são divertidos! Não procuro o que dizem, mas há sempre alguém que encontra.

Ainda assim leva a sua música muito a sua música muito a sério?
Eu levo a minha profissão muito a sério, o que não quer dizer que levo a minha música muito a sério. Levo a sério o meu papel de fazer canções, os discos, mas ao mesmo tempo tenho uma noção – talvez em demasia –de que as canções são feitas para morrer e que o meu trabalho é de passagem. O trabalho na cultura popular tem que ser sempre um trabalho de passagem, de agarrar no que existe, gostar, destruir, e a seguir ser destruído pelo próximo. Essa noção está sempre presente apesar de levar o meu trabalho tão a sério como um padeiro. Mas o padeiro também não se apaixona por todas as carcaças que faz todos os dias. Uma coisa é levar a sério o papel de fazer pão, outra é ficar ofendido por pessoas que não comem o pão..