sábado, 2 de agosto de 2008

Bossa Nova 50 Anos - Tropicalismo 40 Anos


Caetano Veloso “Caetano Veloso (1969)”
Edição:Lilith

Este gravei só com Gilberto Gil ao violão, quando estava confinado, sem poder sair de Salvador. Até ir para o exílio em Londres era impensável eu tocar violão num LP. Todo mundo achava meu violão abaixo do nível profissional. É um disco da minha situação na prisão. Tem “Irene”, que fiz na cadeia, sem violão, uma coisa portuguesa, que adoro. Gosto muito de sermos portugueses. Tem “Os Argonautas”, que me foi sugerida por Bethânia. Tem “Carolina”, que é muito deprimida e tinha a ver com o disco. Gravamos eu e Gil lá em casa, num gravador de quatro canais. Tem “Atrás do Trio Elétrico”, que é histórica. É o momento inaugural de toda a fase nova da música baiana. Tenho orgulho. Desencadeou o incremento dos trios elétricos. A complementação dela veio com o Gil, na música “Filhos de Gandhi”. Resultou em tudo isso, na música da Bahia.
Caetano Veloso