sexta-feira, 3 de julho de 2009

Smix Smox Smux no ÍPSILON II

Escreve Mário Lopes: "Isto começa com a banda a afinar o seu nome, vozes no alto e guitarrinha de escuteiros. Isto começa com um riff de levantar um gajo do sofá e uma secção rítmica, lá mais para a frente, a entregar-se ao balanço "pernicioso" do funk-punk. Dançamos, claro, que isto é rock'n'roll a sério e grita-se "Uísqui!" com indisfarçável euforia.

Isto são os Smix Smox Smux, trio de Braga que faz do seu disco de estreia um conjunto de piadas privadas, habilmente transformadas em retrato de cultura pop e cultura "tout court", ano 2009. Cabem aqui toques polifónicos, o Portugal no Coração, uma Famel Zundapp e o aquecimento global - eles são a favor e exultam: "Finalmente há praia em Braga".

É bonito ver como os Smix Smox Smux têm a atitude politicamente incorrecta de um Frank Zappa que, embuído do mais genuíno espírito punk, se dedicasse alegremente ao álcool, às drogas e ao rock de garagem. É bonito ver que os Smix Smox Smux, eles dos coros em falsete, das guitarras em crescendo e do baixo com um pé no "groove", não são apenas o humor tresloucado das letras - linguagem directa, extraída de conversas do dia-a-dia directamente para música rock. Nesta estreia, ouve-se uma banda que faz tangentes aos Pavement - versão descarnada, "in your face", como em "Cara de pau" ou na supracitada "Aquecimento global" -, uma banda que anda por ali, em "Malinha", a revolver o blues para cantar sobre cocaína - só para envergonhar Eric Clapton - ,e que, tudo resumido, faz rock'n'roll com o fervor e a ausência de tentações perfeccionistas de que o bom rock'n'roll é feito.

Claro que isso resulta num álbum imperfeito: digamos que se nota a diferença entre o crescendo final empolgante de "Maçã" e uma "Roqueiro de aviário" que soa a ideia à espera de concretização. Ao vivo, os Smix Smox Smux são banda imparável e impagável. No álbum de estreia, reuniram um bom conjunto de canções - dois exemplos entre vários: "Uísqui" é festa desbragada, "Aquecimento global" um clássico para memória futura. Ainda é no palco, porém, que se revelam totalmente."