sábado, 26 de dezembro de 2009

Melhores do Ano no DIÁRIO DE NOTÍCIAS

”Enquanto único repetente no top ten dos melhores discos nacionais do ano, B Fachada é, naturalmente, a figura que emerge de uma lista dominada pela edição independente”
Do balanço escrito por Luís Filipe Rodrigues extraímos estas frases: “B Fachada (…) lançou em 2008 três EP promissores (…). Os primeiros álbuns chegaram este ano. Primeiro, em Abril, apareceu Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado, com o selo da FlorCaveira. Em Dezembro chegou o disco homónimo, (…) que entra directamente para a história da música portuguesa. Mas o ano começou (…) com o primeiro Meio Disco de Os Quais (…) que apresentou a Amor Fúria enquanto editora independente. (…) Continuou com edições de gente como Os Golpes (…). Mesmo que passe ao lado dos ouvintes, muitos partilham da mesma distribuidora. Falamos da Mbari que há um ano levou a FlorCaveira até às lojas, que hoje distribui os discos da Amor Fúria, que continuou com B Fachada quando o cantor/compositor se separou da editora protestante. E foi a mesma distribuidora que colocou nos escaparates os discos de Norberto Lobo ou Tó Trips”.

No Top10:
1 B Fachada
B Fachada
Edição de Autor

2 Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco
Os Golpes
Amor Fúria

4 Meio Disco
Os Quais
Amor Fúria

7 Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado
B Fachada
FlorCaveira

Na lista do Jazz, Rui Branco incluiu na quinta posição "Insight", o disco de duetos de Gary Peacock e Marc Copland (Pirouet).