Art Farmer-Gigi Gryce Quintet
Complete 1954-1955 Prestige recordings
Edição:Fresh Sound
Art Farmer (tp), Gigi Gryce (as), Horace Silver, Freddie Redd, Duke Jordan (p), Percy Heath, Addison Farmer (b), Kenny Clarke, Art Taylor, Philly Joe Jones (d); dois LPs Prestige neste CD: "When Farmer Met Gryce" e "Art Farmer Quintet feat. Gigi Gryce". Gravados após o seminal “Farmer’s Market” e antes de Gryce se lançar em novo quinteto com outro trompetista (Donald Byrd, com quem gravou em 1957 um marcante “Gigi Gryce and the Jazz Lab Quintet”), recordam um tempo de renovação para o bebop, de profunda elegância ao nível dos arranjos e com solistas incapazes de marcar passo, tocando sempre de dentro para fora dos temas, num maturado processo que surge pleno e acabado, sem nunca sugerir outra coisa que não uma profunda simbiose num conjunto de personalidades capazes de, cada uma à sua maneira, marcar a sua era.
Bob Brookmeyer
Modernity of Bob Brookmeyer - 1954 quartets
Edição:Fresh Sound
Bob Brookmeyer (vtb); Jimmy Rowles, John Williams (p); Buddy Clark, Bill Anthony, Red Mitchell (b); Mel Lewis, Frank Isola (d). Reunião num só CD do LP da Clef/Verve "Modernity of…" e do da Pacific Jazz "Bob Brookmeyer Quartet". Saído da banda de Stan Getz, em 54 Brookmeyer pertencia ao quarteto de Gerry Mulligan, com o qual gravou pelo mundo fora e terá cristalizado, no LP “At Storyville”, de 56, uma forma moderna de questionar os modelos dominantes nas pequenas formações de jazz. Em nome próprio, o registo era bastante mais fluído (com auxílio do sempre judicioso piano de Rowles), com pé seguro numa tradição que vinha de Jack Teagarden e que seguiria com J.J. Johnson, melódica e envolvente. Para coleccionadores: em 58, sob tutela de Jimmy Giuffre, gravaria outro LP de inusitado risco formal, “Trav’lin’ Light”, com os dois sopradores acompanhados apenas por Jim Hall na guitarra. Em 1959, a Blue Note editaria um inesperado “Ivory Hunters”, com Brookmeyer ao piano e Bill Evans no segundo piano.
Carmen Mcrae
First sessions (1953-1955)
Edição:Fresh Sound
Mat Mathews’ Quintet: Herbie Mann (fl, ts), Mat Mathews (acc), Mundell Lowe (g), Wendell Marshall (b), Kenny Clarke (d). Tony Scott’s Quartet: Tony Scott (cl, p), Dick Katz (p), Percy Heath (b), Osie Johnson (d). Dick Katz’ Quartet: Carmen McRae (vcl, p); Inclui os álbuns Bethlehem "Carmen Mcrae" e Decca "By Special Request".
Ernestine Anderson
Hot Cargo: Ernestine in Sweden (1956)
Edição:Fresh Sound
Rolf Ericsson (tp); Cecil Payne (bars); Duke Jordan, Ulf Wesslen, Thore Swanerud (p); John Simmons, George Riedel (b); Art Taylor, Egil Johansen (d). Harry Arnold and His Orchestra: Sixteen Eriksson, Weine Renliden, Bengt-Arne Wallin, Benny Bailey (tp); Arne Domnerus (cl, as); Ake Persson, Georg Vernon, Andreas Skjold, Goran Ohlsson (tb); Rolf Lindell (as); Carl-Henrik Norin, Bjarne Nerem, Rolf Blomquist (ts); Lennart Jansson (cl, bars); Rolf Larsson, Thore Swanerud (p); Bengt Hogberg (g); Georg Riedel (b); Egil Johansen (d); plus 9-piece string section.; Álbuns para a Mercury e Metronome "Voice In Satin" e "Hot Cargo".
Hank Jones
Quartet & Quintet (1955)
Edição:Fresh Sound
Donald Byrd (tp), Hank Jones (p), Eddie Jones (b), Kenny Clarke (d), Matty Dice (tp), Herbie Mann (fl). Reedição do álbum para a Savoy “Quartet/Quintet” com dois temas bónus retirados do LP “Bluebird”. O grupo diz quase tudo: espaçoso, temperado e lânguido num alinhamento dedicado às baladas e aos tempos lentos (como nos 15 minutos de “An Evening At Papa Joe’s”, de Frank Foster, e nos mais de 7 do nostálgico “Summer’s Gone”, de Frank Wess). “Bluebird”, de Charlie Parker, é um dos extras e é aí que está Herbie Mann, concentrado, enérgico e com rédea solta… Toda uma outra história.
Herbie Mann
Great Ideas of Western Mann (1957)
Edição:Fresh Sound
Jack Sheldon (tp), Herbie Mann (fl, bcl), Jimmy Rowles (p), Buddy Clark (b), Mel Lewis (d).
Bónus: "Blues For Tomorrow" para a Riverside; "Magic Flute Of..." para a Verve. Num período em que gravava 10 LPs por ano, dava para tudo. E “Great Ideas of Western Mann” é dos que melhor sobreviveu à passagem do tempo. Fundamentalmente, porque se tornou no primeiro LP de jazz em que o líder tocava exclusivamente o clarinete baixo (Mann deixou a flauta na gaveta).
Também disponível na Fresh Sound: Yardbird suite(1957)
Herbie Mann (fl, ts), Phil Woods (as), Eddie Costa (vb, p),Joe Puma (g), Wilbur Ware, Wendell Marshall (b), Jerry Segal, Bobby Donaldson (d). Como bónus ao álbum “Yardbird Suite”, surge "The Jazz We Heard Last Summer", ambos Savoy. A delícia está em ouvir Phil Woods e Mann ao tenor em três temas.
Pepper Adams
Complete regent sessions (1957)
Edição:Fresh Sound
Sonny Redd (as), Bernard McKinney (euphonium), Pepper Adams (bars), Wynton Kelly, Hank Jones (p), Doug Watkins, George Duvivier (b), Elvin Jones (d). Reunião dos LPs "Art Pepper With Sonny Redd" e "Cool Sound Of Pepper Adams". Basta olhar para os músicos envolvidos. Elvin Jones está aqui simplesmente dominador, Hank Jones toca o dobro das notas do costume e Pepper Adams, como sempre, combina a mais desarmante clareza emocional com o mais efectivo deslumbramento intelectual. McKinney, no Eufónio, contribui com o rapidíssimo “Like, What Is This?”.
Pepper Adams
Hollywood quintet sessions (1957)
Edição:Fresh Sound
Pepper Adams (bars); Stu Williamson, Lee Katzman (tp); Carl Perkins, Jimmy Rowles (p); Leroy Vinnegar, Doug Watkins (b); Mel Lewis (d)); Reedição da estreia de Pepper, "Quintet” e de "Critic's Choice". Este é, simultaneamente, um marco do bebop tardio, do pleno som west coast e do hard bop inicial. Acompanhar Pepper ao longo deste LP é quase seguir a História em andamento. Vinha de ganhar a categoria New Star na Downbeat a não quis deixar créditos por mãos alheias. Contribui com um blues original (“Blackout Blues”) reduzido à sua essência mais crua e prolonga a sua deliberada intensidade por temas de Tommy Flanagan e Thad Jones.
Sahib Shihab
Complete sextet sessions 1956-1957
Edição:Fresh Sound
Eddie Bert (tb), Sahib Shihab (as, bars), Phil Woods (as), Benny Golson (ts), Bobby Jaspar (ts, fl), Hank Jones, Bill Evans (p), Kenny Burrell (g), Paul Chambers, Oscar Pettiford (b), Kenny Clarke, Elvin Jones(d). Duplo CD com material retirado de 5 álbuns, incluindo “Jazz Sahib” e “All Star Sextets”, na Savoy. Como bónus o LP “Night People” editado por Mort Herbert, o contrabaixista de Louis Armstrong. Sabendo hoje que a partida de Shihab para a Europa estava próxima – e o tempo que deixaria de gravar – não há como deixar de encarar estas gravações como uma despedida e uma enorme oportunidade perdida. Thom Jurek, guia-nos passo a passo no Allmusic.