sábado, 2 de agosto de 2008

Bossa Nova 50 Anos - Tropicalismo 40 Anos


Edu Lobo “Sérgio Mendes Presents… Lobo (1970)”
Edição:Rev-Ola

Foi com este álbum que Edu Lobo se estreou em nome próprio nos Estados Unidos. Dizemo-lo assim porque desde que, um ano antes, a convite de Sérgio Mendes se tinha mudado para a Califórnia, havia já gravado o fabuloso “From the hot afternoon”, com Paul Desmond, cantando temas seus e de Milton Nascimento em duetos com a sua esposa Vanda Sá. Agora, novamente com Mendes à frente da produção - ainda a gozar o sucesso do seu grupo Brasil ’66 – e com contribuições de Airto Moreira, Herb Alpert, Oscar Castro Neves ou Hermeto Pascoal, ensaiava aqui uma aproximação ao “som A&M” sem que se perdesse a originalidade das suas composições. No fundo, para apresentação no exterior, Lobo não seria das hipóteses mais óbvias: o seu estilo muito pessoal, baseado na bossa-nova mas já nesta altura igualmente marcado pelo tropicalismo, pela (re)descoberta da música afro-brasileira e pela canção política nascida da actividade nos Centros Populares de Cultura, não encaixava em nenhuma das leituras com que os músicos brasileiros eram então apresentados nos EUA. Para trás, cinco álbuns repletos de originais, em parcerias com Vinicius de Moraes, Maria Bethânia, Ruy Guerra ou Torquato Neto, prémios em festivais e – principalmente – cantoras como Bethânia, Sylvia Telles ou Elis adaptando temas de sua autoria como “Upa Neguinho”, “Arrastão” ou “Candeias”. Mas nada se assemelha bem a este “Sérgio Mendes Presents… Lobo”, talvez pelos arranjos de cordas, pelos duetos vocais em inglês, pela versão dos “Hey Jude”, dos Beatles… um disco simultaneamente terno e violento, sofisticado e cru, quase surreal, num ponto a que Edu Lobo não voltaria. Nem mesmo com “Cantiga de Longe”, o óptimo álbum que gravaria no mesmo ano em Los Angeles com Hermeto e Airto. Era na MPB – entre o álbum a meias com Tom Jobim e o “O grande circo místico”, com Chico Buarque - que viria deixar a sua marca.